Audiometria clinica e ocupacional
A audiometria é um exame que avalia a audição dos trabalhadores, a fim de identificar alterações preexistentes ou adquiridas em outras empresas durante o exercício da profissão, desta forma é de suma importância à realização do exame antes da admissão, assim como a necessidade de fazer o controle durante o período de permanência do trabalhador na empresa, de acordo com o determinado no PCMSO.
Espirometria
A espirometria ocupacional é usada para medir a capacidade pulmonar do trabalhador, buscando a identificação de possíveis problemas ou doenças pulmonares adquiridas no desenvolvimento do trabalho, sendo de fundamental importância à realização para identificar alterações pulmonares em trabalhadores expostos aos agentes de risco como poeiras, sílica, plumas de algodão, névoas de agrotóxicos, vapores e neblinas, entre outros.
Acuidade visual
O teste de acuidade visual mede a capacidade funcional dos olhos e tem como finalidade detectar problemas que desaconselhem o examinado a exercer suas atividades laborais.
Eletrocardiograma
O eletrocardiograma (ECG) na medicina ocupacional é utilizado para identificar possíveis problemas cardíacos em trabalhadores que estarão expostos as atividades laborativas de alto risco, como trabalho em altura, eletricidade de ata tensão, espaço confinado e motorista de carga pesada, tendo em vista buscar a prevenção e a segurança do trabalho.
Eletroencefalograma
O eletroencefalograma (EEG) é um exame que analisa a atividade cerebral espontânea, na medicina ocupacional é utilizado para identificar problemas neurológicos em trabalhadores que estarão expostos
Exames laboratoriais e Radiografias
Exames laboratoriais e exames de radiográficos, conhecidos também por Raio X, são fundamentais para diagnosticar ou controlar a evolução de várias doenças, como leucemias, diabetes mellitus, doenças hepáticas, intoxicações por defensivos, fraturas, pneumonia, tuberculose, entre outros. Os exames são determinados pelo PCMSO o qual segue os riscos apontados no PPRA, por isso a relevância de manter os documentos alinhados com os exames que são realizados a fim de diagnosticar com clareza a saúde do trabalhador, preservando a empresa de possíveis complicações futuras.